Foto: Divulgação
O Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa ficou lotado, na noite de quinta-feira, para o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa do Conservadorismo. De iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), a iniciativa é constituída por mais de 20 deputados do Legislativo gaúcho.
O evento começou com a entrega do “Prêmio Destaque Conservador” ao ex-ministro e ex-candidato a governador Onyx Lorenzoni, ao vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes (Republicanos), e ao deputado federal de Goiás Gustavo Gayer (PL).
No lançamento, também foram exaltadas as bandeiras conservadoras como a família e a liberdade. Em seu discurso, Onyx referenciou o maior líder conservador do país: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eles tentam nos calar, eles querem nos silenciar. O momento é de resistir e persistir e ele (Bolsonaro) foi o cara que abriu os nossos olhos”, afirmou Onyx, sob os gritos de “mito, mito!” da plateia. Filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL) chegou a ser anunciado para cerimônia, mas permaneceu em Brasília devido a depoimento da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro.
Duas iniciativas para a população mais vulnerável
O Legislativo de Santa Maria aprovou, nesta semana, dois projetos voltados à população em vulnerabilidade social, ambas as iniciativas são da vereadora Marina Callegaro (PT). Uma das propostas institui o Dia Municipal de Combate à Violência Contra Pessoas Transgênero. Na Tribuna, ela recordou as cinco mulheres que foram assassinadas, nos últimos anos, na cidade, e escolheu o dia 12 de dezembro não por acaso: a data marca a morte de Verônica Oliveira, conhecida como Mãe Loira, uma das líderes do movimento LGBTQIA+ em Santa Maria. A iniciativa recebeu o apoio dos demais parlamentares, que repudiaram a violência.
A outra proposta aprovada prevê o fornecimento de itens de “higiene menstrual” à parcela da população que menstrua e que se encontra em situação de vulnerabilidade social. O projeto contempla, além de absorvente, sabonete e papel higiênico.
Sobre tema, há uma lei da vereadora Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, para distribuição de absorventes nas escolas. São leis, ainda, a Semana Municipal de Saúde e de Higiene Menstrual e o Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual, de autoria de Helen Cabral (PT).