Jaqueline Silveira

Lançada Frente Parlamentar pelo Conservadorismo

Lançada Frente Parlamentar pelo Conservadorismo

Foto: Divulgação

O Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa ficou lotado, na noite de quinta-feira, para o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa do Conservadorismo. De iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), a iniciativa é constituída por mais de 20 deputados do Legislativo gaúcho.
O evento começou com a entrega do “Prêmio Destaque Conservador” ao ex-ministro e ex-candidato a governador Onyx Lorenzoni, ao vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes (Republicanos), e ao deputado federal de Goiás Gustavo Gayer (PL).

 
No lançamento, também foram exaltadas as bandeiras conservadoras como a família e a liberdade. Em seu discurso, Onyx referenciou o maior líder conservador do país: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eles tentam nos calar, eles querem nos silenciar. O momento é de resistir e persistir e ele (Bolsonaro) foi o cara que abriu os nossos olhos”, afirmou Onyx, sob os gritos de “mito, mito!” da plateia. Filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL) chegou a ser anunciado para cerimônia, mas permaneceu em Brasília devido a depoimento da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro.


 
Duas iniciativas para a população mais vulnerável

O Legislativo de Santa Maria aprovou, nesta semana, dois projetos voltados à população em vulnerabilidade social, ambas as iniciativas são da vereadora Marina Callegaro (PT). Uma das propostas institui o Dia Municipal de Combate à Violência Contra Pessoas Transgênero. Na Tribuna, ela recordou as cinco mulheres que foram assassinadas, nos últimos anos, na cidade, e escolheu o dia 12 de dezembro não por acaso: a data marca a morte de Verônica Oliveira, conhecida como Mãe Loira, uma das líderes do movimento LGBTQIA+ em Santa Maria. A iniciativa recebeu o apoio dos demais parlamentares, que repudiaram a violência.

 
A outra proposta aprovada prevê o fornecimento de itens de “higiene menstrual” à parcela da população que menstrua e que se encontra em situação de vulnerabilidade social. O projeto contempla, além de absorvente, sabonete e papel higiênico.

 
Sobre tema, há uma lei da vereadora Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, para distribuição de absorventes nas escolas. São leis, ainda, a Semana Municipal de Saúde e de Higiene Menstrual e o Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual, de autoria de Helen Cabral (PT).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Estudantes apresentam projeto para preservar memória de Santa Maria Anterior

Estudantes apresentam projeto para preservar memória de Santa Maria

Eleitor deve antecipar solicitação de serviços para as eleições de 2024 Próximo

Eleitor deve antecipar solicitação de serviços para as eleições de 2024

Jaqueline Silveira